29 de jun. de 2016

Estudos em Robótica

Nos dia 4 e 5 de julho, estivemos reunidos no NTE com o grupo de professores do NTE da 28º CRE, de Gravataí para Oficina de "Robótica Livre". A coordenadora Suziane e os professores Juliano e  Rafael, ministraram as oficinas que foram divididas em pequenos grupos, para contemplar os professores do: Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano; do 6º ao 9º ano, do Ensino Médio e para os professores que já desenvolvem projetos de robótica em suas escolas. As práticas aconteceram em todos os momentos, foi o ápice da oficina onde todos queriam participar. A Robótica Educacional busca promover o estudo de conceitos multidisciplinares, ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade para formular e equacionar problemas. A escola pode e deve proporcionar esta ferramenta de aprendizagem para a promoção do conhecimento dos seus alunos.
Parabéns aos participantes!!!


http://nte-gravatai.weebly.com/

 Clique no ROBOED para visitar o site do 
NTE Gravataí

Escola Google - Monteiro Lobato

Na noite de 30 de junho, quinta-feira, eu e a colega Vera, trabalhamos no espaço do NTE, com o grupo de professores da Escola Monteiro Lobato, no Curso Google for Education.  Nesta noite, acessaram seu e-mail do @educar e conheceram outros aplicativos do Google. Trabalhamos com a construção de um formulário online. O grupo acompanhou as explanações aplicou seus recursos, elaborou um formulário específico e compartilhou com os colegas.


10 motivos para aprender robótica


Escola Google Education

Na noite de 22 de junho, quarta-feira, estive com a colega Evanir, na Escola Adelaide Picolotto,  no município de Ibiaça para o segundo encontro de formação com os professores, que agora fazem parte do projeto Google na Sala de Aula. Na sala de informática conheceram as possibilidades e aplicativos do Google, apesar do frio, da chuva e com internet ruim os professores permaneceram firmes com a proposta de exercitarem nesta noite o formulário online.

O dia de hoje


Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite.
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus.
Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
Tudo depende só de mim.