22 de jun. de 2012

Sala de Aula Digital na Escola Wolmar Salton

Momento de prática com Jogos
Na quinta-feira, dia 21 de junho de 2012, estive na Escola Wolmar Salton com a colega Sandra, para uma manhã de formação com os professores. Na Sala de Aula Digital trabalhamos com o Linux Educacional 3.0, Jogos em Flash onde os professores puderam "jogar" de acordo com sua disciplina, observando  e fazendo relação com o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula com seus alunos. Agendaremos um próximo encontro para trabalharmos com pen drive e notebook.

Ensino Médio Grupo Norte 1

Momento de sistematização da atividade
Na segunda-feira, 18 de junho de 2012, os professores do Ensino Médio Politécnico, Grupo Norte1, estiveram presentes na Escola EENAV para o último encontro desta etapa de formação. A sala estada repleta de participantes para realizar a avaliação e os encaminhamentos. Alguns destaques da fala da professora Elisabeth Foschiera:
"-...é importante estar disponível para aprender; 
-...a importância do registro, da memória para retomar sua próxima aula e não iniciá-la partindo do zero; 
-...é importante fazer conexões dentro da tua aula.
-... quem não recebe afeto não tem como dar."
A programação da manhã se deu com a abertura da professora Carla da 7ª CRE, dando as boas vindas e reafirmando o compromisso do grupo com a formação continuada. Em seguida a prof Beth retomou os princípios orientadores da Proposta Pedagógica do Ensino Médio Politécnico.  Após tivemos a realização da dinâmica da figura, onde  cada professor dá continuidade ao desenho iniciado pelo colega, feito isso,  foi feita a sistematização da mesma. No momento seguinte foram lidos os textos sobre o ensino médio politécnico do professor Evandro Jochims e do professor Gaudêncio Frigotto, tendo como objetivo fazer uma reflexão sobre o assunto. Finalizando a manhã as escolas se reuniram em grupos e  elaboraram um instrumento  de compromisso: da Escola, da CRE e da UPF. Feito agradecimentos gerais a Escola Sede e equipe.