23 de mai. de 2010

Aluno Técnico

Aluno Técnico faz parte do Projeto Jovem Digital. Estive em Porto Alegre na semana passada fazendo curso da Intel/Mstech. As aulas aconteceram no PROCERGS juntinho ao rio Guaíba que por sinal estava super agitado, com muito vento e o movimento das águas era intenso pois a temperaura da capital gaúcha era fria e nebulosa, apesar disso a paisagem estava linda como sempre!
Estivemos reunidos nos dias 17, 18 e 19 com a professora Patrícia , ganhamos manuais e estojo com ferramentas básicas de um técnico. As aulas foram muito boas e totalmente práticas, tivemos a experiência de abrirmos o gabinete do computador, verificar e identificar suas peças internas, sua localização e nomenclatura. Fizemos vários exercícios e praticamos a resolução de pequenos problemas de hardware. O projeto Aluno Técnico visa contemplar a inclusão digital, a qualificação profissional dos jovens da rede pública de ensino, entre outros. Os alunos terão acesso no
site

Aluno Integrado

Estive em Porto Alegre na semana de 10 a 14 de março para o Projeto Aluno Integrado. O encontro aconteceu com os professores formadores e os tutores do RS na SE/CATE para o início da formação de tutores do Curso Aluno Integrado, parceria SE/RS e MEC.
Conhecemos a plataforma do curso, o layout e suas funcionalidades. O ambiente é agradável de acesso fácil , conteúdo explicativo, com recursos de links, vídeos, jogos e simulações entre outros... O aluno vai gostar de navegar num ambiente tranquilo, limpo e muito prático para sua aprendizagem a distância. O curso visa oportunizar aos alunos das escolas públicas a qualificalção no âmbito das tecnologias da informação e comunicação (TIC) . O curso está dividido em 4 módulos:
- Módulo I - Introdutório
- Módulo II - Hardware
- Módulo III - Sistemas Operacionais
- Módulo IV - Matnutenção de Computadores
Os alunos participarão do curso através do site do e-proinfo aqui
Aqui estamos com a Coordenadora Zélia e Alcione da CATE, os professores formadores Elena e Lucas e os Núcleos de Tecnologia participantes: Cruz Alta , Ijuí, Novo Hamburgo, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Passo Fundo e Uruguaiana .