19 de nov. de 2006

ATIVIDADES

Atividade PROA3 - Segue o trabalho, agora preciso transcrever todo o desenvolvimento da prova aplicada pelo Método Clínico. Amanhã é o prazo para postar a tarefa então vamos aos finalmente. Agora depois de um pouco mais de esclarecimentos sobre o método percebo que talvez eu já tenha participado da aplicabilidade do método clínico, em casa com minha filha, com meus sobrinhos em sala de aula e não tinha me dado conta.
Também posso dizer que hoje compreendo um pouquinho mais deste método aplicado e desenvolvido por Piaget, mas é claro que é uma vasta e longa bibliografia a ser estudada. Que bom que temos a oportunidade de manter os estudos ao longo de nossa caminhada voltada para a educação. Sabemos que muito mais temos a aprender mas somos privilegiados por termos esta oportunidade e conseguirmos fazer parte deste grupo. É muito gratificante quando somos desafiados e podemos enfrentar os desafios, pois estes só nos fazem crescer. Nada como a vida de estudante, estudar sempre para conhecer mais...

PROVA - MÉTODO CLÍNICO

Uma florzinha para a fofa da Elisa.
Ela participou da prova dos líquidos da atividade Proa 3, Método Clínico. Realizei a tarefa com a Elisa, ela tem 8 anos, é muito quietinha, estudiosa e caprichosa com suas coisas. Estava muito preocupada com a filmagem e curiosa com o que nós íamos fazer. Depois da tarefa pronta ela queria refazer, filmar de novo, pois queria se justificar "respondendo" de acordo com o resultado que seria o "certo" mas tudo bem, expliquei todo o processo e ela entendeu. Também disse a ela que não precisava se preocupar com a resposta que ela deu pois estávamos fazendo uma experiência, aí nós assistimos a fita juntas de novo.

Gostei de realizar esta tarefa, na hora da aplicabilidade é que você vê como é importante o embasamento teórico para a realização. Quanto mais nos apropriarmos de boas leituras melhor será a nossa compreensão e assim assimilaremos com eficácia o que os textos querem dizer. Confesso que fiquei um pouco apreensiva quanto ao desenrolar do processo, pois tinha que deixar a criança a vontade, não podendo induzí-la às respostas. Gostei muito e pretendo aplicar com outras crianças. Até.